Serial killer é uma expressão em inglês que significa “assassino em série”, na tradução para a língua portuguesa.


A principal característica de um serial killer é a sequência de assassinatos que comete, seguindo, por norma, um determinado roteiro estabelecido pelo criminoso, assim como uma “assinatura”, que caracteriza o seu crime. 

De acordo com a psicologia, os serial killers apresentam perfis psicopatológicos, ou seja, são indivíduos clinicamente perversos e com graves distúrbios mentais.

Este perfil faz dos serial killers agentes conscientes de seus atos, ele não mata por ganância ou ciúme, na verdade a sua vontade em saciar os seus desejos mórbidos é  maior do que os sentimentos de compaixão e pena pela vítima, ou seja, este tipo de assassino não "enlouquece" simplesmente um dia e mata um monte de gente, eles geralmente trabalham sozinhos, matam estranhos, e matam por matar .


Para que um criminoso seja classificado como serial killer, este deve preencher alguns requisitos, como: assassinato de duas ou mais vítimas em situações isoladas, apresentar razões de cunho psicológico para seus crimes, um padrão presente nos crimes, presença de uma “assinatura” deixada pelo assassino e, em muitos casos, envolvimento com ações sádicas ou sexuais.


Normalmente, os serial killers apresentam um comportamento aparentemente normal, ou seja, trabalham, desempenham rotinas na sociedade e convivem com outros grupos sociais.


Por este motivo, estes criminosos são considerados sociopatas, pois vivem na sociedade de modo normal, mas conseguem, de repente, matar outras pessoas sem remorsos. Alguns psiquiatras acreditam que os serial killers possam ter duas personalidades.

O termo "serial killer" foi criado em meados da década de 70 por Robert Ressler, ex-diretor do Programa de Prisão de Criminosos Violentos do FBI. Ele escolheu "serial" porque a polícia na Inglaterra chamava este tipo de assassinato de "crimes em série", e por causa dos seriados que ele assistia quando criança. Antes disso, estes crimes eram às vezes conhecidos como assassinatos em massa ou crimes em que um estranho mata outro estranho .

Classificações de serial killers


Estudos na área de assassinatos em série resultaram em duas formas de classificar os serial killers: uma baseada no motivo, e outra baseada nos padrões organizacionais e sociais. O método do motivo é chamado de tipologia de Holmes.


Segundo a tipologia de Holmes, os serial killers podem se concentrar no ato, ou seja, aqueles que matam rápido. Para este tipo de assassino que se concentra no ato, matar nada mais é do que o ato em si. E existe também os que podem se concentrar no processo, ou seja, aqueles que matam vagarosamente. Os assassinos seriais que se concentram no processo sentem prazer na tortura e morte lenta de suas vítimas.

O comportamento dos serial killers

A maioria dos assassinos seriais identificados são organizados e não-sociais. Muitos deles também seguem alguns outros padrões básicos. Mais de 80% dos serial killers são homens brancos, na faixa dos 20 aos 30 anos. Serial killers são geralmente inteligentes, e matam com frequência mulheres brancas. Não há como dizer que uma pessoa é um serial simplesmente por sua aparência - a maioria deles é de um sujeito comum.

Geralmente os serial killers demonstram três comportamentos durante a infância, conhecidos como a tríade MacDonald: fazem xixi na cama, causam incêndios, e são cruéis com animais. É também provável que tenham vindo de lares desfeitos, e que tenham sofrido abuso ou negligência. Apesar de alguns serem tímidos e introvertidos, outros são sociáveis e expansivos, mas na verdade se sentem muito isolados. 

A sanidade dos serial killers 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages